Visitantes online

Nós temos 1 visitante online

Links úteis

SOS Mata Atlântica
Projetos, informações e contatos sobre a Mata Atlântica, um dos mais importantes e devastados ecossistemas brasileiros.
FUNAI
Portal do cidadão - Povos Indígenas.
IBAMA
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis
Portal do Sana
Visite o "Paraíso das Águas".
Quem somos PDF Imprimir E-mail

Na tradição de meu povo sempre se comentou que o homem é muito parecido com o bicho lagarto. Ele conheceu o remédio apropriado para combater o veneno da cobra, mas ele briga primeiro com a serpente, se deixa picar, para depois tomar a providência para comer a batata da erva guacatonga. Só que nem sempre dá tempo dele comê-la, morrendo a um palmo dela. Se ele comesse a batata antes da briga, não morreria.
Como o lagarto, o homem espera ficar doente para depois procurar a cura, o que nem sempre é possível. "Não espere ficar doente para tratar da saúde. Corte o mal pela raiz tomando o chá indicado para tipo de doença". Estamos à sua disposição para ajudá-los através de nossos conhecimentos, por e-mail ou pessoalmente em minha loja na Estrada do Guerenguê nº 2090 - Taquara/Jacarepaguá - Rio/RJ. Confirme a sua visita pelo telefone (21) 3150-0367 de 2ª a sábado das 8:30 às 20:00 e nos domingos das 8:30 às 13:00.
O índio Yapuan incentiva: "Coma a fruta e plante o caroço. Vamos deixar para a próxima geração o que alguém, um dia, deixou para nós".

Como chegar

Veja no mapa a nossa localização. Se estiver vindo de ônibus, do Centro: linha 269; de Madureira: linha 760; da Barra: linha 708; e linhas circulares em Jacarepaguá: 269 e 737.


 
As plantas PDF Imprimir E-mail

Para utilizar uma erva medicinal é necessário extrair dela a sua força curativa, ou princípio ativo. Nunca use remédios naturais, como: chás, cremes, etc., se você não tiver conhecimento sobre as ervas que usa. Consulte sempre um especialista e tome cuidado ao manusear qualquer tipo de erva e as mantenha longe das crianças.
Para que se entenda mais da medicina indígena é preciso mergulhar um pouco em seus mitos e rituais, uma vez que toda a sua cultura influencia sua saúde e a forma como lidam com seus corpos. Atualmente a medicina indígena é um dos caminhos para a cura de enfermidades graves. Ela lida, principalmente, com a fé, assim como em muitas outras medicinas alternativas.

Leia mais...
 
Índios e o meio ambiente PDF Imprimir E-mail

Mesmo não sendo “naturalmente ecologistas”, aos povos indígenas se deve reconhecer o crédito histórico de terem manejado os recursos naturais de maneira branda. Souberam aplicar estratégias de uso dos recursos que, mesmo transformando de maneira durável seu ambiente, não alteraram os princípios de funcionamento e nem colocaram em risco as condições de reprodução deste meio.

Leia mais...